quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dormem as horas recomendadas?


Sempre fui muito rígida com as horas a que os meus filhos se deitam. Cá em casa, seja dia de semana ou fim de semana, a hora de deitar é às 9 da noite. Claro que "há dias de festa" e eles deitam-se mais tarde, mas não costumam ser muito frequentes.
Para além disso têm um despertador (interno) que "toca" todos os dias às 7h da manhã. (Não falha! Quer nos dias que se deitam às 9 da noite quer nos dias que se deitam ligeiramente mais tarde).
Atenção que eu disse "hora de deitar" e não "de dormir". Sim, porque muitas vezes eles estão na cama mas estão a cantar ou a ler ou a falar de quarto para quarto. (e o que eu me farto de rir com essas conversas!)
O que me preocupa e muitas vezes me questiono é se eles dormem as horas suficiente para a idade que têm.
Todos sabemos que uma das necessidades vitais para todas as pessoas é o sono. Quando dormimos muitas coisas importante acontecem no nosso corpo, como por exemplo o desenvolvimento do cérebro. O "não dormir" pode ter consequências graves (para não falar do "mau acordar") e pode provocar problemas de saúde como a obesidade, hiperatividade, problemas de comportamento, falta de concentração...
É essencial que as crianças tenham horas de sono de acordo com a etapa de desenvolvimento em que se encontra.
Na minha pesquisa encontrei um quadro que relaciona a idade (bebé ao adulto) com as horas de sono recomendadas.
Ora aqui está!

Dormem as horas recomendadas?
Eu não! E eu que gosto tanto de dormir...

Beijinhos
Matilde

Sem comentários:

Enviar um comentário