quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Xadrez

Hoje sou mãe de dois. (mas só hoje!) O Di ficou a dormir em casa dos avós.
Adoram (os mais velhos) dormir lá em casa. É uma loucura!!
Bem, mas não é disso que eu quero falar. (pelo menos neste post.)
O Di, mal chegou lá a casa, pediu logo ao avô J. para brincar com ele. Para jogar à bola. O corredor
parece sempre um campo de futebol quando ele lá está. A avó M. já tira tudo o que lá tem com medo que alguma coisa se parta. Mas o Di ficou logo cansado (????) e disse que queria fazer uma "partida de xadrez com o avô!". Foi buscar o tabuleiro de madeira que está lá em casa e preparou tudo para começar a jogar. E não é que joga muito bem? Já tinha "comido" duas peças ao avô logo nos primeiros 5 minutos ( eu não sei jogar, mas acho que quando o adversário, em 5 minutos, já não tem duas peças...parece-me bem...Não?).
O Di tem aulas de xadrez no colégio e gosta muito, mas foi a primeira vez que o ouvi dizer que queria jogar. De todas as atividades que são dadas a escolher no início do ano, esta foi a que ele escolheu. Na altura não achei que tivesse sido uma boa escolha, mas fui investigar quais os benefícios de aprender a jogar xadrez. "Xadrez é um excelente exercício mental", lê-se num documento sobre um estudo feito na Universidade de Hong Kong.
Sabiam que o xadrez aumenta a autoconfiança e a autoestima? Estimula o raciocínio lógico? Ativa a concentração? Trabalha a paciência? Proporciona o respeito pelo adversário? Exige responsabilidade? Desenvolve a imaginação e a versatilidade? (eu não sabia.) E sabiam que este jogo também é escolhido para trabalhar o défice de atenção e a hiperatividade infantil? Afinal este jogo de tabuleiro com peões, torres, cavalos, bispos, reis e rainhas fazem maravilhas!!!
Acho que todos nós deveríamos aprender a jogar xadrez!
Boa escolha Di!!!!


Beijinhos
Matilde

Tabuleiro de xadrez cá de casa.
Acho que o pai B. já tem um adversário à altura!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário